Atualmente, o nosso país tem um grande número de pessoas que sonham em trabalhar exercendo uma função na área mais comum, a medicina. Desde a enfermagem até área do trauma. Mas sem dúvida a área que os jovens mais procuram hoje é a enfermagem, que apesar de ser considerada bem árdua, é destinada para aqueles que sempre sonharam com algum espaço em hospitais. Sendo extremamente difícil e também bem “puxada”, ela vale à pena para aqueles que se interessam, já que ela tem como objetivo desenvolver a proteção, a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde humana. Além disso, quem faz a especialização na área tem que procurar, além de manter a saúde dos pacientes, fornecer habilidades para que os alunos possam atuar na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças.
A grade do curso
Quem quiser se formar na área de enfermagem vai aprender durante os anos do curso as seguintes matérias, matérias que obviamente envolvem o corpo humano:
- Anatomia;
- Antropologia Filosófica;
- Citologia e Histologia;
- Nutrição Aplicada à Saúde;
- Administração da Ciência de Enfermagem;
- Introdução as Práticas de Enfermagem;
- Bioquímica;
- Introdução a Patologia;
- Administração de Medicamentos;
- Microbiologia.
A função do curso
Aquele que faz o curso de enfermagem tem que estar ciente que o objetivo é preparar o aluno para exercer uma função de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e saúde individual e também grupal.
Nos primeiros anos do curso o aluno vai colocar em prática disciplinas teóricas, como Anatomia, Fisiologia e Imunologia. E com o passar dos anos, o curso vai ampliando a sua grade e abre espaço para matérias como Administração, Psicologia e Sociologia. E finalmente nos anos finais do curso, o aluno poderá fazer as incríveis aulas práticas em laboratórios, e até mesmo o atendimento real em pacientes.
Quem quer fazer o curso de Enfermagem saiba que ele é oferecido em duas especialidades, são elas: bacharelado e licenciatura, sendo um curso que atua na área das Ciências Biológicas. Quem optar por fazer o curso de Enfermagem em alguma instituição de ensino superior, o contexto tem outras diversas áreas que podem ser chamadas de: Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem e Obstetrícia e Docência em Enfermagem.
Os diversos anos do curso:
Com base em um bacharelado de quatro anos, em cada ano tem algumas fases que vão ser necessárias estudadas de acordo com o decorrer. Veja abaixo as principais fases pelas quais passa cada ano o curso de enfermagem.
Primeiro Ano
O primeiro ano do curso de Enfermagem, assim como ocorre com grande parte dos cursos de saúde é bem parecido com o primeiro ano do curso de Medicina, com um forte conteúdo de matérias teóricas e também com as famosas aulas do Laboratório de Anatomia.
Essas são as principais disciplinas que vão estudadas pelo ano no segundo ano do curso de enfermagem:
- Introdução às Práticas de Enfermagem (Técnicas de Enfermagem I);
- Introdução à Psicologia (Psicologia I);
- Anatomia Humana I (Laboratório de Anatomia);
- Bioquímica I;
- Fisiologia I;
- Imunologia I.
Segundo Ano
Durante o segundo ano do curso, o aluno continua a estudar disciplinas teóricas, com destaque para Anatomia, Farmacologia (estudo dos medicamentos químicos e seus efeitos) e também Patologia (estudo das doenças). Aqui o aluno também vai ter o seu primeiro contato com aulas práticas que vão envolver algumas necessidades da enfermagem.
Essas são as principais disciplinas que vão estudadas pelo ano no segundo ano do curso de enfermagem:
- Farmacologia I;
- Introdução à Patologia (Patologia I);
- Anatomia Humana II;
- Administração de Medicamentos (aulas teóricas e práticas);
- Microbiologia I;
- Imunologia II.
Terceiro Ano
E é no penúltimo ano do curso, o terceiro, que o curso de enfermagem dá uma guinada, passando então a se tornar mais prático do que no ano anterior. Durante este penúltimo ano do curso, a ênfase será nas matérias de conteúdo prático e também no atendimento real a pacientes.
Essas são as principais disciplinas que vão estudadas pelo ano no segundo ano do curso de enfermagem:
- Anatomia Humana III
- Microbiologia II
- Administração de Medicamentos II (aulas teóricas e práticas)
- Genética
- Patologia II
- Clínica de Enfermagem (atendimento real aos pacientes)
Quarto Ano
Durante o quarto ano, que fecha o curso de enfermagem, o foco continua a ser oatendimento aos pacientes também e as práticas reais de enfermagem. Grande parte da carga horária deste ano será passada dentro dos hospitais, com o aluno fazendo plantão e trabalhando em conjunto com os enfermeiros já formados.
Essas são as principais disciplinas que vão estudadas pelo ano no segundo ano do curso de enfermagem:
- Enfermagem Pediátrica (técnicas de enfermagem para a saúde das crianças)
- Enfermagem para a Saúde do Adulto
- Enfermagem Geriátrica (técnicas de enfermagem para a saúde dos idosos)
- Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)
- Administração de Medicamentos III (aulas práticas)
- Clínica de Enfermagem (atendimento real aos pacientes)
O mercado de trabalho
Essa é sem dúvida a parte que também cativa o interesse de muitos daqueles que querem focar na área,o mercado de trabalho. As opções para o profissional formado na área é realmente grande e também generoso. As áreas da geriatria, da pediatria, da dermatologia e da oncologia mostram boas chances de lucros. A região Norte apresenta as melhores oportunidades de emprego para o profissional formado no curso de Enfermagem.
Onde cursar enfergame?
Abaixo veja algumas instituições autorizadas pelo MEC:
- Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Antes de escolher alguma das opções, é interessante que você cheque se a faculdade escolhida possui reconhecimento do MEC, pois assim o diploma terá validade.