×

Pagamento por Aproximação Através do Celular

Pagamento por Aproximação Através do Celular

 

O uso dos cartões através da aproximação conquistou completamente o coração dos brasileiros. Só entre abril e junho de 2021, o uso da aproximação aumentou 694%.

A tecnologia usada nesse tipo de pagamento é a Near Field Communication, mais conhecida como NFC. O procedimento de pagamento funciona da seguinte forma: ao invés de encaixar o cartão na máquina e digitar a senha, basta apenas encostar o cartão na maquininha que a transação é realizada.

A transação por aproximação é super rápida e simples. Por isso, teve uma aceitação tão grande. Em compras de até 200,00 reais, não é necessário digitar a sua senha na maquininha.

Agora, além de usar o seu cartão para pagamento com aproximação, é possível também utilizar seu celular. Isso mesmo, sem o cartão em mãos, apenas com o celular, você consegue efetuar sua compra.

Ou seja, mesmo que você tenha esquecido seu cartão em casa, é possível realizar sua compra, sem ter que voltar para buscar.

Gostou da informação e quer saber como habilitar essa função? Basta continuar lendo, que iremos te explicar direitinho essa nova função incrível.

Como pagar por aproximação no celular?

Para conseguir realizar pagamentos por aproximação no celular, é necessário que você utilize as carteiras digitais.

Mas o que são essas carteiras digitais?

As carteiras digitais são aplicativos de celular que armazenam dados bancários, tais como os cartões de crédito e débito. Facilitando as compras virtuais e possibilitando os pagamentos presenciais, através da aproximação do celular.

E para quem possui smartwatch, que são relógios integrados ao celular, como o da apple por exemplo, é possível realizar o pagamento através do relógio com apenas um toque, facilitando muito a vida dos usuários.

Existe muito receio da população em digitar os dados de cartão em qualquer local (e com razão, só faça isso pesquisando antes a confiabilidade do local). Pensando nisso, selecionamos os aplicativos de carteira digital que realmente são seguros e confiáveis para que você possa conseguir usa-los sem preocupações.

Google Pay: o Google Pay é a carteira digital do Google. Pode ser baixada em qualquer aparelho celular, seja Android ou iOS.

Apple Pay: é a carteira digital da Apple, que é exclusivo para os usuários da marca, estando disponível apenas no sistema iOS.

Samsung Pay:  é a carteira digital da Samsung, que é exclusivo para os clientes da marca.

Esses são apenas o três mais conhecidos e usados, porém existem muitas outras carteiras digitais seguras disponíveis.

Quando você escolher a carteira digital que você mais gostou, basta cadastrar os dados do seu cartão de crédito ou débito no aplicativo. Depois que efetuar o cadastro, basta efetuar a etapa de pagamento.

Etapa de Pagamento

Quando for realizar o pagamento, você deve escolher a maneira que deseja pagar. É possível fazer o pagamento por aproximação ou pelo QR Code.

Para pagar com o QR Code, é necessário que a maquina do estabelecimento esteja habilitado para isso. Assim como, o pagamento por aproximação, já que nem todas as maquinas possuem a tecnologia de aproximação (porém, com a crescente da tecnologia, a grande maioria dos estabelecimentos já possuem está opção).

Então, verifique com o estabelecimento se a operação é possível.

Outro ponto importante é saber se o seu celular possui essa tecnologia, pois os celulares mais antigos podem não possuir o NFC embutido.

Caso o seu aparelho celular possua a tecnologia e o estabelecimento também tiver a maquininha que aceite pagamento por aproximação, então, é só aproximar o se celular da maquina e aguardar a aprovação, assim como é realizado com os cartões.

Normalmente, esta transação é super rápida, mas isso assim como com os cartões, dependem do sinal do estabelecimento.

O que é o NFC?

O contactless, ou pagamento por aproximação, só é possível por causa da tecnologia NFC (Near Field Communication), que significa comunicação por campo de proximidade.

Nessa tecnologia, a transmissão dos dados acontece através de ondas magnéticas, possuindo o mesmo nível de segurança da transação com chip.

A transação por aproximação já representa 10% dos usos de cartão de crédito e crescendo. O uso através da aproximação só vem aumentando cada vez mais, devido a facilidade e agilidade que a operação oferece ao usuário.

E por ai? Já se entregou ao uso do pagamento por aproximação?

Publicar comentário