×

O que é um Cartão Numberless? É Mais Seguro?

O que é um Cartão Numberless? É Mais Seguro?

 


O cartão numberless é o cartão de crédito que não possui o número impresso. A medida tomada pelos cartões de crédito de criar cartões sem os dados impressos surgiu da necessidade de garantir uma maior segurança aos clientes, reduzindo as chances de golpes e clonagens.

A medida que já é realidade em diversos países, inclusive aqui no Brasil, é uma forma de utilizar o cartão de crédito físico com maior segurança e menos riscos.

Apesar de ainda ser minoria no Brasil, os cartões sem número impresso é uma grande tendência crescente. Alguns bancos já adotaram a medida e começaram a imprimir os cartões sem número.

Apesar de não estar impresso no cartão, o número irá continuar existindo, é claro.


Como funciona o cartão sem número?

A intenção do cartão numberless é de ser usado nas transações presenciais, em que você não necessita do número do cartão.

Mas caso precise fazer compras online, em que é necessário o número dos cartões, normalmente você consegue ter acesso aos dados do mesmo através do aplicativo do seu cartão, que estará constando o número, data de vencimento e CVV do seu cartão físico.

Outra opção, é utilizar os cartões virtuais do banco, o que garantem uma segurança ainda maior, já que após a transação online, é possível deletar o cartão ou bloqueá-lo temporariamente, mantendo assim, o número do seu cartão físico preservado, sem exposição a sites e as chances de golpes.

Os cartões virtuais são criados através do aplicativo do seu cartão e é muito rápido e simples de gerar. Também no aplicativo, você consegue regular o limite que ficará disponível no seu cartão virtual, colocando apenas o valor da sua compra, para que assim que utilizado, já fique impossibilitado de ser usado novamente sem sua autorização.

Tem interesse no cartão sem número? Então continue a leitura desse texto para saber mais informações.

O cartão físico sem numeração apresenta, normalmente, apenas os quatro últimos dígitos impressos.

Como usar um cartão sem números?

Para transações presenciais, você irá usar normalmente, como de costume. Inserindo o cartão ou aproximando da maquininha. Também pode ser usado pelas carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Lembre-se que o numberless é um cartão normal, mas sem o número impresso, por questão de segurança.

Quais bancos já oferecem os cartões numberless?

O banco Nubank lançou em julho de 2021 o cartão numberless Ultravioleta, que possui impresso apenas o nome do cliente. Para ter acesso aos demais dados do cartão, como número e data de validade o cliente precisa entrar no aplicativo Nubank com a senha, mantendo assim, todos os dados do cartão protegidos.

Além disso, o Ultravioleta oferece 1% de cashback para as compras realizadas no crédito e o dinheiro que não for movimentado rende 200% do CDI.

Caso você queira realizar compras online com o cartão Ultraviolet, é só gerar um cartão virtual no aplicativo Nubank.

Tanto o cartão físico, quanto o virtual funcionam da mesma forma. Os dois são integrados, tanto o limite, quanto a fatura do virtual e do físico são as mesmas.  Ambos são da bandeira Mastercard Black, que fornece 1% de cashback em todas as compras do crédito. Esse valor não expira e ainda gera automaticamente 200% do CDI.

Outro cartão de crédito numberless é o da XP. É rápido para solicita-lo e assim que solicitado, você já consegue utilizar o cartão virtual, que funciona da seguinte forma: o aplicativo gera números de cartões que só poderão ser usados uma única vez, depois esse número se torna invalido e para usar o cartão novamente, é gerado outro número, transformando assim, a transição super segura.

Outra opção de cartão sem número é o da Neon, cujo nome é Panless. No cartão, é impresso apenas os quatro últimos números do cartão e assim como os outros, podem ser usados normalmente na maquininha ou online com os números encontrados no aplicativo Neon.

Publicar comentário