×

Como Conseguir Cartão de Crédito Para Menores de 18 anos

Como Conseguir Cartão de Crédito Para Menores de 18 anos

 

Um cartão de crédito facilita muito no dia a dia, tanto na praticidade, como pelo fato de possibilitar a divisão do valor da compra, o que torna possível a aquisição de coisas que a vista, seriam muito mais difíceis conseguir. Por causa de toda a facilidade, o cartão de crédito se tornou um item indispensável para o brasileiro e muitas pessoas menores de idade desejam adquirir um cartão de crédito.  Mas isso é possível?

A resposta é sim. É possível que um menor de idade consiga adquirir um cartão de crédito. Porém, alguns pontos são levados em consideração e na maioria das vezes, é necessário que o jovem seja cadastrado pelo titular ou responsável legal.

Quando é possível que um menor de idade consiga um cartão de crédito?

Caso o(a) jovem for emancipado;
Caso ele(a) trabalhe;
Ou caso ele(a) esteja cursando uma universidade.

Como conseguir um cartão de crédito para menores de 18 anos?

Pela lei brasileira, menores de 18 anos não podem solicitar um cartão de crédito. Mas os responsáveis ou titulares do cartão conseguem gerar um cartão adicional para o jovem, se desejar. Esse cartão sempre será vinculado ao cartão do titular, portanto a fatura e o limite são vinculados também. E toda a responsabilidade do cartão é exclusivamente do titular, que se responsabiliza por toda compra realizada no cartão dos dependentes.

Fora isso, apenas em situações especificas, é possível que um menor de idade consiga adquirir um cartão, desde que siga algumas regras. Como:

• Jovem emancipado: os menores que atingiram em cartório o título de independente, conseguem fazer a solicitação do cartão de crédito.

• Adolescente que trabalha: nesse caso, o jovem precisa comprovar que possui uma renda mensal garantida e assim como quem é maior de idade, irá passar por uma análise de crédito.

• Jovem universitário: se o jovem estiver cursando uma universidade, ele consegue criar uma conta universitária. Nesses casos, é comum que o banco ofereça um cartão de débito.

Também é possível solicitar o cartão pré-pago ou cartão mesada, que funciona como um cartão de débito. Onde é necessário recarregar o valor desejado no cartão para poder utiliza-lo.

Como solicitar o cartão de crédito para menores?

Se você se enquadra nas características supracitadas e está apto a solicitar o seu cartão. Então vamos te ensinar a fazer a sua solicitação.

Antes de fazer a solicitação, faça uma pesquisa de quais cartões oferecem melhores vantagens e que mais se adequam ao seu perfil, dessa forma, você conseguirá encontrar melhores condições, com as menores taxas.

Existem diversas instituições e bandeiras, mas as mais comuns e conhecidas são a Visa e a Mastercard.

Para a solicitação do cartão, os documentos solicitados pela instituição são:

        documento de identificação com foto;

        CPF;

        comprovação de emancipação (se for o caso);

        comprovante de renda (caso o jovem trabalhe);

        comprovante de endereço.

 

Normalmente, a instituição também realiza uma análise de crédito, para verificar o histórico financeiro do menor e assim, saber se ele está apto ou não a ser aprovado no cartão.

 

É importante ressaltar que mesmo com toda praticidade e facilidade oferecida pelo cartão de crédito, usa-lo exige responsabilidade financeira. Então, sempre tenha sempre um responsável para acompanhar as movimentações do seu cartão. Ou, seja consciente e use com bastante cautela o cartão.

Usar o cartão de crédito é uma grande responsabilidade, mas também é uma boa forma de aprender sobre responsabilidade financeira.

 

Publicar comentário