×

Bandeira vermelha na conta de luz: o que significa?

Bandeira vermelha na conta de luz: o que significa?

 Conseguir entender a conta de luz nem sempre é tarefa fácil. São vários detalhes, os quais fazem toda a diferença no fim das contas, principalmente se você deseja economizar energia. E uma das dúvidas mais comuns que surgem entre os consumidores é: o que significa a bandeira vermelha na conta de luz? 

Desde 2015, existe um sistema de bandeiras tarifárias no Brasil. São três modalidades de cobrança na conta de luz: bandeiras verde, amarela e vermelha. Cada uma delas, no entanto, mostra se haverá ou não aumento na conta de luz do mês.

Veja como funciona a bandeira vermelha na conta de luz

Quando a produção de energia está favorável no país, ela fica mais barata. Neste caso, é ativada a bandeira que conhecemos como verde.

A bandeira amarela, contudo, aparece quando a produção está em sinal de alerta. Já quando as condições para produção de energia estão ruins, a vermelha é acionada. A bandeira vermelha tem dois patamares de cobrança, que são: vermelha 1 e vermelha 2.

Ou seja, respondendo a pergunta inicial, a bandeira vermelha indica que estamos no ápice e é quando a conta de luz fica mais cara.

Isto é, quando a bandeira vermelha aparece na sua conta de luz significa que haverá uma cobrança extra. Portanto, é hora de ligar o alerta máximo e economizar o quanto puder.

Conta de luz em maio fica mais cara em todo país

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a conta de luz ficará mais cara neste mês de maio. Com isso, a tarifa sofrerá acréscimo de R$4,169 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos e passa ao patamar vermelho 1.

+ Qual o melhor horário para economizar energia?

Segundo informações da Aneel, maio é o mês que começa o período seco e, portanto, os principais reservatórios têm nível de abastecimento reduzido. Ou seja, esse cenário revela um patamar desfavorável na produção das hidrelétricas.

economizar luz no verão com bandeira vermelha na conta

Com bandeira vermelha, luz em maio fica mais cara em todo país. Saiba o que significa essa bandeira na conta de energia

Além disso, a empresa também ressaltou que o patamar vermelho 1 na conta de luz, que gera custo extra de R$4,169 a cada 100 kWh, deve-se ao registro do pior período de chuvas já registrado para o setor elétrico desde 1931, quando começaram os registros.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao GSF (risco hidrológico) e o (PLD) preço da energia no mercado de curto de prazo”, afirmou a Aneel em comunicado.

Como conseguir economizar luz com bandeira vermelha na conta?

Agora que você já sabe o que quer dizer a bandeira vermelha na conta de luz e por qual motivo ela ocorre, chegou a hora de tentar economizar um pouco, certo? Veja algumas dicas que separamos para você!

1 – Desligue os aparelhos das tomadas 

Sabe aquele aparelho que fica no modo de espera? Um rádio, por exemplo. Ele também consome energia, e não é pouca, viu? 

De acordo com o Instituto Akatu, dois aparelhos de televisão deixados em stand-by consomem, por um mês, o equivalente a um DVD ligado por duas horas, diariamente, ao longo de seis meses. 

Por isso, da próxima vez que não estiver assistindo TV, não pense duas vezes: tire-a da tomada! E o mesmo vale para carregadores de celulares. 

2 – Troque as lâmpadas

Com certeza você já ouviu falar no impacto que a troca de lâmpadas normais por lâmpadas LED pode produzir na sua conta de luz. O investimento, que a princípio parece alto no começo, vale a pena!

Além de deixar a temperatura do ambiente mais agradável, pois elas não esquentam como as convencionais, as lâmpadas de LED consomem nove watts em média — valor baixo se comparado com as lâmpadas normais.

Quer conferir mais dicas como essas? Então confira agora mesmo o texto: 5 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz.

Publicar comentário