×

4 tendências para os negócios no pós-pandemia

4 tendências para os negócios no pós-pandemia

 A pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa. Desde o ano passado, são meses de desafios e muitas adaptações: empresas, colaboradores e os empresários foram afetados. Por isso, uma dúvida que surge é: e como ficarão os negócios pós-pandemia?

Os consumidores também foram impactados por essas mudanças, o que gerou um novo padrão de consumo e comportamento. Então, afinal, o que esperar?

Que o coronavírus já mudou para sempre a nossa maneira de trabalhar, consumir e viver isso não é mais novidade. De fato, a pandemia acelerou algumas tendências que já estavam crescendo, como o home office.

A seguir, trouxemos algumas tendências que poderão mudar o mundo dos negócios pós-pandemia. Continue a leitura para saber mais!

Conheça as tendências para os negócios no pós-pandemia

1. Aumento no consumo do comércio eletrônico

O comércio eletrônico sempre teve uma crescente trajetória em todo mundo após as transformações digitais. Mas o bloqueio das atividades de lojas junto ao isolamento aceleraram ainda mais o seu crescimento.

O fechamento de lojas, restaurantes, shoppings e preocupações com a segurança pessoal fizeram com que as pessoas passassem a fazer compras online em grande escala de modo mais natural.

O que para muitos era uma busca rara, agora gerou uma tendência. Empresas locais, por exemplo, se adaptaram e também começaram a vender online para se recuperarem e permanecerem competitivas no mercado.

Com o passar do tempo, poderemos ver as vendas online sendo oferecidas e realizadas como número regular da experiência do consumidor.

2. Home office e flexibilização das empresas

A pandemia levou o maior número de trabalhadores para o home office. Empresas tiveram que ser flexíveis e milhares de colaboradores tiveram que aprender a mexer, de forma rápida, nas ferramentas como Skype, Zoom, Teams, entre outros aplicativos de trabalho remoto.

negócios no pós-pandemia: mulher trabalhando em frente ao notebook

Uma das tendências de negócios pós-pandemia é o trabalho home office

Nas atividades de recrutamento e seleção de pessoas, por exemplo, as entrevistas preliminares poderão continuar sendo realizadas a distância, através de videoconferência.

Além disso, essas mudanças também trouxeram para as empresas um novo olhar sobre o home office.

Por essa razão, há uma forte tendência de que essa mudança no modo de trabalho influencie muitas empresas, adotando-o como modelo principal ou gerando uma flexibilização, permitindo tanto o trabalho remoto quanto o presencial.

+ Home office: 30% das empresas devem manter regime remoto

3. Conexões mais humanizadas entre colaboradores

Com a pandemia e com as empresas adotando o trabalho de casa, muitas reuniões aconteceram de forma virtual. E quem nunca enfrentou uma situação engraçada? Você está lá falando e, de repente, aparece uma criança ou o cachorro invadindo seu espaço na hora da reunião e roubando a cena?

Esses momentos íntimos geram conexões mais profundas e significativas entre nós como seres humanos.

4. Crescimento da educação online

A pandemia não afetou somente as empresas, mas também todo o sistema educacional. Muitas instituições, no entanto, não estavam prontas para começarem no formato com aulas online.

Em resposta a toda esta situação, muitas escolas aderiram a vídeos pré-gravados e professores mais flexíveis. E isso tem tudo para ser tendência nos negócios no pós-pandemia.

+ 8 cursos online gratuitos para turbinar o currículo

O Ensino a Distância (EAD), já aplicado em algumas instituições, tornou-se ainda mais uma resposta adequada para o período. Além disso, popularizou um método de ensino capaz de atender milhares de alunos e casos especiais.

Publicar comentário